A Postura da Águia desenvolve força, aumenta a flexibilidade e ajuda na concentração e no foco, além de abrir as principais articulações do corpo: pulsos, cotovelos, ombros, quadris, joelhos e tornozelos.
É uma ótima postura para corredores, pois fornece bastante oxigênio às articulações e ajuda a desintoxicar o corpo, especialmente a área dos rins, além de estimular a circulação sanguínea no sistema reprodutor.

Vamos a algumas dicas para você tirar mais proveito de sua Garudsana! 😉
A primeira ação é cruzar os braços duas vezes: uma nos cotovelos e outra nos pulsos. Para isso, quanto mais relaxados os braços estiverem, mais fácil vai ser “torcer”. Inspire e traga os braços para o alto, e na expiração deixe-os bem moles para cruzar a primeira vez nos cotovelos e a segunda vez nos pulsos. Se você não conseguir alcançar a mão oposta, não tem problema. Você pode descansar a palma da mão em cima do ombro oposto ou usar uma toalha de mão e agarrar uma ponta com cada mão e ir “caminhando” as mãos uma em direção à outra até um dia elas se tocarem.

Na variação que costumamos praticar na maioria das aulas aqui no estúdio, a de estilo Bikram, nós empurramos os cotovelos em direção ao chão para abrir e alongar os músculos da parte superior das costas o trapézio, e criar mais espaço entre as escápulas. Nesta versão os cotovelos devem tocar o corpo. Se você quiser mais abertura e mobilidade para os ombros, pode também praticar a variação em que se eleva e se afasta os cotovelos do peito.

Sente-se em uma cadeira imaginária, com os quadris bem para trás, criando uma grande dobra na área da virilha. Inspire e eleve a perna direita por cima da esquerda, repetindo o que você fez com os braços: cruze a primeira vez nos joelhos e a segunda vez nos tornozelos. Permaneça sentando baixo “na cadeira imaginária”. É normal no início não conseguir enroscar o tornozelo direito por trás da panturrilha esquerda. Não se preocupe. É melhor manter o alinhamento do que o pé enroscado. Alinhamento correto aqui significa manter as cristas ilíacas (ossinhos do quadril) na mesma distância do chão em ambos os lados e o joelho esquerdo alinhado exatamente acima do tornozelo esquerdo. Se o joelho for empurrado para o lado direito quando você enroscar o tornozelo por trás da perna de pé você pode machucar sua articulação do joelho ao longo do tempo.

Outro erro muito comum, principalmente realizado por quem é muito flexível, é projetar o joelho esquerdo muito para a frente, deixando-o ultrapassar a linha dos dedos do pé esquerdo. Isso é outra prática que pode acabar com seu joelho. E, lembre-se, os joelhos são sagrados! 😉 Mantenha sempre o joelho da perna de base atrás da linha dos dedos do pé. Como diz Bikram Choudhury: “Too good is no good.” (“Bom demais não é bom.”) Engula seu ego e prefira alinhamento correto a profundidade. Principalmente para os alunos mais flexíveis, a postura ideal não costuma ser quando se está no ponto mais confortável.

Contraia os músculos do abdômen e erga o peito. A tendência é o peito cair para a frente, então pense em trazer os ombros tão para trás que um dia seus quadris e ombros estarão um acima do outro, como se encostados em uma parede imaginária atrás de você.

Cheque como estão seus tornozelos: não os deixe despencar, mantenha a área forte nas duas pernas.