Com o queixo no chão, olhe para a frente e traga seus braços para fora, como se fossem asas de avião. As mãos devem sempre estar um pouco abaixo do nível dos ombros. Junte os cinco dedos das mãos e mantenha os braços fortes, tracionando-os para longe de seu tronco (isso vai deixá-los mais leves!).

Junte as pernas, trave os joelhos e aponte os dedos do pé. Use a mesma intenção dos braços, de esticar suas pernas espremidas uma contra a outra para trás, para longe do tronco. Inspire fundo e levante pernas, peito, braços e o que conseguir do corpo do chão. Olhe para cima e suba mais os braços e as pernas. Tente trazer a ponta dos seus dedos das mãos e os pés na mesma altura de sua cabeça.

Erros mais comuns e como corrigi-los:

Resista à tentação de dobrar os joelhos para parecer que você está subindo mais. Trave os joelhos, pois isso ajuda a fortalecer as costas. Mantenha as pernas e joelhos no alinhamento correto antes de subir, pois após a “decolagem” é tarde demais para fazer este ajuste.

Evite deixar seus braços muito perto do tronco (sabemos que em aulas bem cheias isso pode ser um desafio). Você deve sentir seu peito e seus ombros abrindo e alongando. Em salas cheias alguns alunos também tendem a elevar os braços acima do nível dos ombros, o que acaba limitando muito a abertura de peito que poderia estar ocorrendo.

Lembre-se de não espremer sua nuca, simplesmente trazendo a cabeça para trás o máximo possível. Pense em seu pescoço como uma continuação da coluna e primeiramente alongue para a frente e depois eleve mais o queixo. O que mais importa não é levar toda a cabeça para trás e sim levar o olhar para cima. Faça isso sem levantar as sobrancelhas, pois isso só vai ajudar na criação de rugas na testa! 😉

Se sua intenção é ver progressos rápidos na curvatura de sua coluna para trás nesta postura, tenha paciência e reveja suas expectativas. Aqui estamos curvando a coluna torácica no sentido contrário de sua curvatura natural, portanto os progressos na profundidade da postura normalmente são lentos.

Aproveite para rever sua mentalidade em relação à yoga: se você utiliza o corpo para “conquistar” a postura, comece a usar a postura para abrir seu corpo e receber seus benefícios terapêuticos.

Benefícios:

A Postura Completa do Gafanhoto fortalece principalmente a área da coluna torácica (parte do meio da coluna), mas também as outras regiões das costas. É ótima contra escoliose, cifose e hérnia de disco. Ela também tonifica os glúteos, a parte de trás das pernas – beneficiando os músculos isquiotibiais (posteriores da coxa), a cintura e a parte de trás dos braços.
Esta postura também melhora a circulação ao redor dos rins e da lombar.