“The more we sweat in peace the less we bleed in war.” Vijaya Lakshmi Pandit
Como o principal diferencial da Hot Yoga em relação aos outros tipos de yoga é o calor da sala onde praticamos a aula, nada mais justo do que inaugurar nosso blog com este assunto!

A primeira reação de muita gente que nunca ouviu falar em Hot Yoga normalmente é de espanto: “O quê??? Fazer exercício numa sala aquecida a cerca de 40ºC? Isso é loucura!” Porém, quando se resolve vencer o primeiro medo e experimentar uma aula logo se volta para a segunda, a terceira, a décima e em pouco tempo de prática regular esta mesma pessoa vira a “louca” que reclama que “Não está quente o suficiente”.

O calor da sala pode ser um pouco intimidador no início e são necessárias algumas aulas para o corpo e a mente se aclimatarem com a temperatura (cerca de dez aulas, sem um grande intervalo entre elas). É normal sentir uma leve tontura – um efeito passageiro, que, no entanto, não deve ser ignorado. Sempre que você sentir tontura interrompa a postura e sente no seu tapete de yoga. Você vai se surpreender com o tanto que se aprende apenas ouvindo e olhando! E após um gole d’água e um ou dois minutos de intervalo, você vai se sentir pronto para continuar.

Normalmente a leve tontura tem pouca relação com o calor e é muito mais um sinal de que estamos fora de forma e precisamos praticar exercício. E você vai notar o quão rapidamente a resistência física aumenta na prática de Hot Yoga.

O poder de adaptação humano

Estudos publicados nos últimos anos nos Estados Unidos comprovam que o corpo se adapta rapidamente a exercícios em um ambiente quente e acaba se tornando mais eficiente. De acordo com a Dra. Susan Yeargin, do Departamento de Medicina Aplicada e Reabilitação da Universidade do Estado de Indiana, nos Estados Unidos, após sete a quatorze dias de exercício no calor, as pessoas passam por uma série de mudanças fisiológicas conhecidas como aclimatação.

“O resultado é aumento no consumo de oxigênio, aumento de eficiência nos exercícios e diminuição do esforço do coração. Os níveis de cortisol no sangue – usado para medir o estresse – caem durante exercício intenso no calor, o que significa que estas pessoas estão menos estressadas que atletas não-aclimatados”, explica a pesquisadora.

Décadas de pesquisas científicas deixaram claro que para se exercitar bem e de forma segura no calor a pessoa precisa estar aclimatada. “A habilidade humana de se adaptar ao calor é uma das adaptações mais robustas que temos”, diz Christopher Minson, chefe do Departamento de Fisiologia Humana da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos.

“Como resultado de se aclimatar ao calor, o volume do plasma no sangue aumenta, a ação de suar começa mais cedo e é mais forte e o coração se adapta, bombeando sangue para a superfície da pele mais rapidamente, liberando assim calor por meio de convecção (que é a transferência de calor através de um fluido que ocorre devido ao movimento do próprio fluido). Todas essas adaptações fazem com que a temperatura interna do corpo permaneça em um patamar fisiologicamente seguro”, explica o especialista.

Esquentar para moldar

Pense no seu corpo como um pedaço de ferro que você quer transformar em uma espada. Basta esquentar o material para deixá-lo maleável o suficiente para contorcê-lo como quiser!

O calor faz esta yoga diferente porque você pode avançar nas posturas com mais profundidade e intensidade sem medo de se machucar. Isto é benéfico, já que um alongamento mais profundo transporta mais sangue e oxigênio para os músculos, nervos e tecidos. Os músculos e as articulações ficam mais frouxos. O líquido sinovial, que é o “lubrificante” de suas articulações, fica mais fino no calor, o que permite com que ele flua mais profundamente nas articulações, ajudando-as a se moverem com mais liberdade.

Muitas pessoas também dizem que o calor ajuda a relaxá-las tão profundamente que elas atingem uma condição além de seu estado normal, em que conseguem lidar com lesões de longa data, tecido fibroso e até bloqueios mentais e emocionais que não recebem a atenção necessária no dia-a-dia fora da sala de yoga. O desafio de praticar asanas (posturas) no calor obriga a mente a se concentrar no momento presente, bloqueando todos os outros pensamentos durante 90 minutos, transformando a prática em uma “meditação em movimento”.

Bem-estar físico, mental e emocional

Alguns benefícios da Hot Yoga são: perda de gordura (já foi comprovado que se exercitar no calor aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que a gordura seja processada com mais eficácia para fora do corpo), desintoxicação do corpo por meio do suor e da compressão dos órgãos internos, tonificação muscular, redução da pressão nas articulações, realinhamento do sistema esquelético, redução de desgaste do corpo, melhor postura, redução da cintura e fortalecimento do abdômen e das pernas. A aula melhora a circulação no corpo inteiro e é ótima para o sistema nervoso, já que a coluna é movida sistematicamente para todas as direções.

A Hot Yoga é um dos sistemas de yoga mais eficazes (juntamente com a Ashtanga) para a saúde cardiovascular. É um exercício forte, mas não o deixa exausto. Você sai se sentindo revitalizado, cheio de energia.

Internamente, sua mente ganha um descanso de 90 minutos, você se conecta com sua respiração, com seu estado emocional, você desenvolve equilíbrio, quietude, paciência e aprende a permanecer calmo e a respirar em uma situação difícil.
_________________________________________________________

Seguem algumas dicas para lidar com o calor até seu corpo se aclimatar:

– Controle o seu ritmo. Sente-se se você sentir tontura, tome um gole d’água e retome a prática quando se sentir pronto.

– Venha para a aula hidratado. Tome pelo menos 1,5 litro de água cerca de duas horas antes da aula.

– Respire pelo nariz e não pela boca. E nunca segure a respiração durante a aula.

– Evite secar o suor do seu corpo. O suor é o recurso do seu corpo para regular sua temperatura interna e se você removê-lo da superfície da pele, vai acabar fazendo seu corpo aquecer demais. Você vai voltar a suar para reduzir a temperatura, o que pode acabar causando desidratação.

– Se você tiver alguma condição de saúde, informe o professor antes da aula. Atendemos pessoas com as mais variadas condições, até pressão alta e problemas cardíacos, e existem modificações para estes casos. Por favor certifique-se que seu médico aprovou a prática de exercício físico no calor se você tiver alguma condição de saúde.

– Se você tiver pressão baixa, não se sinta intimidado! Você também pode vir à aula e saiba que a Hot Yoga ajuda a regular tanto pressão baixa como alta!

– Venha com a cara e a coragem e não tente fazer demais nas primeiras aulas. Temos certeza de que você vai se apaixonar pela prática – e pelo calor – portanto não tenha pressa, afinal você tem a vida toda para praticar!