Existem várias formas de seguir da Postura da Montanha para a Urdhva Hastasana (que se traduz como Postura das Mãos Elevadas). Na nossa aula de Fierce Grace mantemos as mãos em prece, esticamos os braços para cima e depois gentilmente para trás. Porém, outras duas formas bastante comuns de se elevar os braços é abri-los para as laterais e levá-los para cima ou elevá-los para a frente (paralelamente ao tronco) e para cima. No fim do movimento as mãos podem terminar juntas em prece ou separadas, com as palmas voltadas uma para a outra.

Seja qual for a forma que estes braços subir, eles terminam lá em cima e devem ajudar a alongar e espreguiçar toda a parte frontal do seu corpo. Levante o peito, o esterno – e consequentemente o coração – para o teto e encare este primeiro alongamento como um gesto de se abrir para a vida, para a energia vital que o sol nos dá.

Existem algumas linhagens de yoga que ensinam a Urdhva Hastasana como um alongamento para cima e outras que encorajam o praticante a se inclinar um pouco mais para trás, em uma leve curvatura das costas, que é como ensinamos na nossa aula de Fierce Grace. De qualquer forma, esta primeira curvatura é bem sutil, sem inclinar muito para trás. Comece sempre se alongando para cima e depois leve as mãos um pouco mais para trás. Olhe para seus polegares, deixando o pescoço longo, criando uma curvatura leve na sua cervical. Ao mesmo tempo, empurre seus quadris e sua pelve levemente para a frente. Fique aqui alguns segundos e sinta toda a parte frontal de seu corpo abrindo, da ponta dos dedos, passando pelos braços, axilas, garganta, peito, abdômen, quadril, coxas, canela, até a ponta dos seus pés.

Erros mais comuns e dicas:

Muitas vezes o praticante curva o tronco muito para trás neste primeiro movimento. Lembre-se que esta postura normalmente faz parte do comecinho da aula e que o corpo está sendo acordado aos poucos, então a curvatura é pequena, pelo menos nas primeiras séries de Saudação ao Sol.

Nas 108 Suryas Namaskar, como seu corpo vai estar bem aquecido após as primeiras séries, esta curvatura das costas pode ser um pouco mais acentuada.

Outra tendência é largar a cabeça para trás, comprimindo a nuca. A ideia é o pescoço acompanhar a sutil curvatura do resto da coluna e a forma mais fácil de mantê-lo na posição correta é olhar para suas mãos. O corpo segue o olhar, então se você olhar para a parede de trás, seu pescoço vai acabar curvando demais.

Para os alunos com algum problema na coluna:

Se o problema for muito grave, não curve para trás, apenas estique os braços para cima, olhe para cima e puxe o esterno para o teto. Se o problema for na cervical, não olhe para o teto, apenas puxe os braços para cima, com os ombros relaxados.

Benefícios:

Essa postura alonga o peito e o abdômen e encaminha o prana (energia vital) para as partes superiores do corpo, desencadeado pela inspiração.

Leia sobre os passos anteriores da Surya Namaskar nos links abaixo:
Tadasana

Se quiser participar da prática das 108 Suryas Namaskar, os detalhes estão no post do evento.

Leia também algumas dicas para se preparar para as 108 Suryas Namaskar.