Para quem sofre de prisão de ventre ou problemas digestivos praticar esta simples postura todos os dias pela manhã ajuda a “fazer as coisas se movimentarem” na região intestinal. Lembre-se que tudo que fica parado muito tempo dentro do seu intestino – mesmo comida saudável, orgânica, etc, acaba se transformando em toxinas, portanto o bom funcionamento do intestino é fundamental para se ter uma vida saudável!

A compressão do abdômen tem alto poder de limpeza e purificação do sistema gastro-intestinal. A massagem do intestino também deixa o conteúdo do órgão mais macio, deixando-o mais fácil de ser processado. Além disso, a postura não tem o nome de “Removedora de Vento” à toa. A postura ajuda a liberar excesso de gases do corpo. 😉

A Pavanamuktasana também ajuda a abrir o quadril e a alinhar a coluna, sendo bastante benéfica para pessoas com escoliose.
Portanto, uma dica é acionar bem os músculos do abdômen, o que ajuda tanto para acomodar a coluna mais perto do chão como para massagear os órgãos internos do abdômen.

Comece a postura dobrando apenas a perna direita e entrelaçando os dedos das duas mãos, inclusive os polegares. Segure logo abaixo do joelho direito, no topo da canela, e puxe o joelho em direção ao ombro direito. Se você for bem flexível, evite a caixa torácica, desviando o joelho um pouco mais para a direita, mas depois volte a alinhá-lo com o ombro direito. A meta é trazer o joelho o mais perto possível do ombro, até talvez um dia até encostar um no outro.

Mantenha a perna esquerda esticada, com a panturrilha tocando o chão. Caso ela não esteja no solo, flexione o pé esquerdo para conduzi-la nesta direção. Traga o queixo em direção ao peito para alongar os músculos da nuca e a cervical. Esta ação também ajuda a tonificar as glândulas tireóide e paratireóide, que são vitais para o bom funcionamento do metabolismo.

Segure por 30 segundos. Repita a ação com a perna esquerda e depois faça com as duas pernas juntas, como na foto.

Um erro muito comum é rolar o tronco para o lado da perna dobrada, portanto acione mais o bíceps do braço do lado da perna esticada e tente manter os dois ombros na mesma distância do chão – ou grudados no chão, se você for mais flexível.

Aproveite para entrelaçar as mãos o mais firme possível, tentando agarrar a articulação da base dos dedos opostos. Isso vai ajudar a fortalecer dedos e pulsos e deixar estas articulações mais “suculentas”.