Muito se sabe no Ocidente sobre a “Yang Yoga”, afinal foi a prática vigorosa e atlética de posturas (asanas) que conquistou milhares de adeptos por aqui. Nela enquadram-se os estilos de Ashtanga Vinyasa, Power Yoga e Hot Yoga, entre outros. Pouco se sabe sobre a “Yin Yoga”, uma prática de Hatha Yoga que mais terapêutica, parada e meditativa.

Um dos objetivos fundamentais na prática de yoga é a busca do equilíbrio, já que uma vida equilibrada significa uma vida saudável. Na prática de asanas, o objetivo é explorar e o aspecto yang (estimulante, mais quente, mais maleável, superficial, masculino) e o aspecto yin (calmante, mais frio, menos móvel, mais escondido, feminino) que todos nós temos. Em geral a nossa vida rotineira encoraja e exige muito mais o nosso lado yang, negligenciando o yin, o que muitas vezes resulta em estresse e doenças. Dando mais atenção ao nosso lado yin, mais introspectivo, quieto, calmo e meditativo, pode nos trazer o equilíbrio que precisamos tão desesperadamente para ter uma vida saudável.

A Yin Yoga pode ser descrita como uma acupuntura sem agulhas.
O termo yin começou a ser utilizado meramente para diferenciá-lo das práticas yang, pois o principal foco físico e energético é outro.
Enquanto as práticas yang se concentram principalmente em fortalecer os músculos, estimular o sistema cardiovascular e aumentar a flexibilidade, a prática yin atinge com mais eficácia outros tecidos do corpo, o tecido conjuntivo que forma nossas articulações (ossos e ligamentos), que muitas vezes são tão negligenciadas ao longo da vida que nós acabamos “enferrujado” na velhice. Prova de que estes tecidos não recebem a atenção que merecem é que atletas normalmente se aposentam por lesões nas articulações e ligamentos e não nos músculos.
Um dos efeitos da yin yoga também acaba sendo maior flexibilidade porque as articulações são mais lubrificadas e atingem maior amplitude de movimento, mas o maior benefício é mais profundo, gerado pela distribuição e aumento de nossa energia interna.

A prática de yoga mais muscular e vigorosa às vezes nos dá a impressão de que yoga é uma forma de exercício físico que deixa o corpo saudável e forte. Embora a prática de asanas forneçam estes benefícios, ela chega a níveis muito mais sutis e internos, que são a energia do nosso corpo, chamada “prana” pelos iogues indianos e “chi” pelos chineses. Muitas vezes este chi é mal-distribuído pelo corpo, ficando estagnado em algumas áreas e escasso em outras, causando desequilíbrios e doenças. Yoga em geral ajuda a distribuir e aumentar o nosso chi, ambos os estilos – yin e yang, mas a yin yoga é mais poderosa em afetar canais de energia – chamados “nadis” em yoga e “meridianos” da medicina chinesa. Na esfera física, taoístas acreditam que o chi é formado pelas energia yang e yin e o que mantém a nossa saúde é o equilíbrio e coexistência destas duas energias. Esta é outra razão para a prática de ambas as formas de yoga.

Meridianos são canais invisíveis que passam por todos nossos tecidos e ossos, lubrificando as articulações que ligam todas as partes internas do corpo com o exterior. O chi atravessa os meridianos e a abertura destes canais aumenta a circulação de chi – e como consequência nossa energia -, resultando em corpo e mente saudáveis. Um efeito disso é que também ficamos mais eficientes na absorção de mais chi. Uma forma de afetar os meridianos e ajudar esta distribuição e valorização energética é a acupuntura. Outra maneira é posicionar o corpo em formatos que puxam e colocam pressão sobre os nossos tecidos, estimulando a resposta de cura natural do corpo e o envio de chi para onde for necessário.

Para atingir os “tecidos yin” do nosso corpo, precisamos de um método diferente daquele que usamos para atingir os “tecidos yang”. Em Yin Yoga temos 3 princípios básicos na prática:

1. Encontrar um limite apropriado: a ideia é sentir sensações fortes para deixar certas áreas do corpo expandirem e adquirirem maior amplitude de movimento, mas não ir longe demais para não impedir o fluxo de chi.

2. Relaxar os músculos ao redor das articulações que estão sendo atingidas. Se os músculos estiverem ativos vão evitar pressão e tensão nas articulações e ligamentos. O tecido conjuntivo precisa ser estendido e comprimido para receber chi e aumentar a amplitude de movimentos.

3. Manter a postura por um longo tempo. Como ligamentos não têm uma grande concentração de líquido, eles não respondem tão rapidamente como os músculos, que têm uma elevada concentração de fluido. Portanto, em vez de manter posturas por alguns segundos (ou algumas respirações) devemos manter as posturas por alguns minutos. Como na acupuntura, a nutrição dos meridianos leva um tempo para ocorrer.

Há um número muito menor de posturas yin do que os yang e muitas das posturas yin yang são básicos poses praticada de forma yin. As posturas, principalmente alvo a área do corpo entre o umbigo e os joelhos, porque é na coluna quadris, sacro e lombar, onde chi fica mais estagnou. As posturas yin são poses de chão, de modo que o solo pode ser um apoio para o corpo se render à gravidade, sem esforço muscular. Sendo mais perto do solo também é uma característica yin, que arrefece, acalma e relaxa o corpo ea mente.

O melhor uso da nossa energia interna, não só nos proporciona saúde física, mas também leva a estados mentais mais profundos. Portanto, yin yoga é uma excelente porta de entrada para o mundo da meditação. Muitos desafios do yin prática de yoga são as mesmas que as que enfrentam na meditação: permanecer na mesma posição por vários minutos, que lidam com desconfortos que surgem e resistir ao impulso de se mover para uma posição mais confortável, preste atenção à respiração, observe as reações do corpo e da mente. A prática de yin yoga abre um novo mundo para muitos praticantes de ioga, que achavam que estavam recebendo 100% de benefícios para suas vidas fora de uma prática vigorosa, forte e desafiador. Quando eles começam a praticar esta outra forma de yoga que muitas vezes perceber que o maior desafio é não se mover constantemente, mas ficar parado. O maior desafio não é para ocupar sua mente com um movimento diferente a cada 10 ou 20 segundos dúzia, mas observar a mente quando o corpo está parado na mesma posição por vários minutos. Eles percebem que há algo muito poderoso na realização ainda, ver e sentir. E então, quando o praticante se acostuma com isso não há nada mais natural para se tornar muito mais aberto para a meditação também.

Seguindo nossa filosofia de oferecer práticas de yoga em sala aquecida, adaptamos a Yin Yoga para a sala quente e passamos a oferecer aulas de Hot Yin e Yang/Yin na Hot Yoga São Paulo. Venha experimentar! Os horários e dias das práticas podem ser verificados na nossa grade semanal de horários na homepage.