Na Saudação ao Sol saímos da Urdhva Hastasana para a Uttanasana (Curvatura para a Frente), que pode ser considerada uma expressão de gratidão ao sol.

Dobre um pouco os joelhos, se necessário, principalmente se for a primeira Saudação ao Sol que você está fazendo (para proteger sua coluna lombar) e desça para a frente e para baixo, mantendo a coluna reta. No movimento para baixo novamente há várias opções para os braços: ou abri-los para as laterais ou descê-los pela frente, paralelos ao tronco ou, trazer as mãos em frente ao peito e depois colocá-las no chão ou perto do solo. Normalmente usamos o mesmo movimento dos braços que aplicamos para trazê-los para cima, para manter um padrão, seja ele qual for.

Se conseguir, traga suas mãos para o chão, do lado de fora de seus pés, e alinhe a ponta dos dedos das mãos com a ponta dos dedos dos pés. Se você for mais flexível e suas palmas estiverem no chão, pressione as palmas contra o chão para te ajudar a empurrar os joelhos para a parede do fundo da sala e esticar as pernas. Se você for menos flexível, pode deixar suas mãos penduradas no ar ou pousá-las nas canelas ou dobre mais os joelhos para as mãos chegarem no chão. Sinta todo o corpo alongando, começando pela parte de trás das pernas. A coluna deve estar o mais reta possível.
Puxe o umbigo para dentro, deixando o abdômen sempre ativo e contraído, para proteger e alongar sua lombar. Encare isso como um “espreguiçamento” de toda a parte posterior de seu corpo, dos calcanhares até o cóccix e do cóccix até o topo da sua cabeça.

Erros mais comuns e dicas:

Aqui uma falha de alinhamento geralmente ocorre já na descida, quando o praticante curva a coluna durante o movimento. A intenção é sentir as costas arqueando para trás na descida, portanto abra o peito e pense em puxar seus braços primeiramente para a frente da sala quando descer e pouse as mãos no chão. Para executar este movimento com mais facilidade, dobre os joelhos durante pelo menos algumas aulas.

Lá embaixo na postura muitos alunos acham que precisam deixar as pernas completamente estendidas logo de cara, desde a primeira aula. Quando começamos a praticar yoga normalmente estamos muito curtos na parte posterior do corpo, então para esticar as pernas acabamos curvando completamente a coluna. A ideia é ter um alongamento das pernas E da coluna. Portanto, não se intimide em dobrar os joelhos – bastante, se necessário – para deixar a barriga encostada nas coxas. Com o abdômen nas coxas você vai estar alongando a parte de trás das pernas e as costas ao mesmo tempo. Gentilmente em cada expiração você pode tentar empurrar os joelhos um milímetro mais para o fundo da sala. Quando o abdômen estiver prestes a descolar das coxas, pare e fique aqui sentindo o alongamento.

Outra parte teimosa é a cabeça, que muitos não conseguem soltar e ficam contraindo para trás e para cima. Solte a cabeça e veja como isso pode ajudar em sua postura! A cabeça é uma das partes mais pesadas do nosso corpo, então quando você larga essa “bola de boliche” ela acaba tracionando o pescoço para o chão e juntamente com ele todo o seu tronco, ajudando incrivelmente no alongamento da coluna para o chão.

Benefícios:

Esta postura promove uma massagem dos órgãos internos, principalmente do fígado, dos rins, do pâncreas, útero e ovários. Ela ajuda na digestão e a regular problemas femininos como prolapse e irregularidade de ciclo menstrual. Os nervos da coluna recebem um bom fornecimento de sangue, além de estarem sendo alongados e tonificados. Esta inversão também envia muito sangue para o cérebro e o prana está sendo direcionado para as partes inferiores do corpo, desencadeado pela expiração.
Os músculos isquiotibiais (da parte posterior da coxa) também estão sendo alongados e tonificados.

Leia sobre os passos anteriores da Surya Namaskar nos links abaixo:
Urdhva Hastansa
Tadasana

Se quiser participar da prática das 108 Suryas Namaskar, os detalhes estão no post do evento.

Leia também algumas dicas para se preparar para as 108 Suryas Namaskar.