Apesar de estarmos em época de seca e racionamento de água, tem uma água que você não deve economizar: a que você ingere para manter o bom funcionamento de seu corpo.

Nestes dias insuportavelmente quentes sempre é bom lembrar que nosso consumo de água ingerida tem de aumentar – e muito. Além de muito quente, o tempo está muito seco. Mais um motivo para tomar bastante água. Nos dias em que você vier praticar uma aula de Hot Yoga não precisamos nem dizer que o consumo já aumentado deve ser ainda maior, né?!

Quanto mais água no corpo maior a nossa capacidade de refrigeração dele por meio do suor SEM perda de energia. O suor que você perde pelos poros é automaticamente menos sangue circulando em suas veias, o que leva a menos eficiência do sistema interno e consequentemente menos energia para praticar sua aula.

É por isso que muitos alunos vêm sentindo mais dificuldades na prática esta semana. Saiba que tudo isso pode ser resolvido com a simples medida de se hidratar bem durante todo o seu dia. Não importa se sua prática é de manhã, à tarde ou à noite. Se você se hidratar bem o tempo todo vai estar com uma reserva boa de água no corpo para suar na aula de Hot Yoga sem perder mais do que deveria.

Quando suamos não perdemos apenas água, mas também importantes sais minerais que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, que podem fazer a diferença entre uma aula quente e boa e uma aula quente e insuportavelmente sofrida. Portanto, sempre é bom tomar também uma água de côco ou um isotônico. Outra forma de repôr seus sais mineirais é colocar um pouco de sal rosa do himalaia em sua água.

A reposição dos sais minerais é especialmente para os participantes do Desafio de 30 Dias, poranto, tomem água, água de côco, isotônicos e sais minerais sem miséria durante este período!

A prática de Hot Yoga nestes dias pode ser igualmente agradável a dias mais frios e úmidos lá fora, basta ouvir o que seu corpo precisa! 😉

Nós que vivemos em um país tropical sabemos como é importante se manter hidratado, principalmente nos meses mais quentes, em que suamos bastante. Quem se exercita também sabe que tem de repôr os líquidos que perde durante a atividade física. Nada mais natural do que estar bem-hidratado também quando se pratica exercícios durante 90 minutos em uma sala aquecida a cerca de 40ºC!

Pelo menos metade do peso do nosso corpo é água e é fundamental manter o nível adequado para o sangue distribuir eficientemente os nutrientes por nosso sistema e remover os resíduos tóxicos que geramos.

Você percebe logo quando está desidratado – dor-de-cabeça, tontura e pouca energia são os sinais mais óbvios – mas é melhor nem chegar a este ponto antes que você resolva repôr seus líquidos.

A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água por meio da respiração, transpiração e urina. Apesar de tantas variantes, especialistas em saúde recomendam que se beba em média aproximadamente 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. Quando você estiver na dúvida se está bem-hidratado, na próxima vez que for ao banheiro, repare na cor da sua urina. Se estiver muito amarela, é porque está faltando água no seu corpo!

Reposição de líquidos e micronutrientes

Como o calor é um dos aspectos fundamentais da Hot Yoga, é fundamental que você se hidrate antes, durante e depois da aula, além de repôr os sais minerais que você perde por meio do suor. Não é apenas água que sai dos seus poros quando você transpira, mas também importantes sais minerais para o bom-funcionamento do organismo como sódio, potássio e magnésio.

A perda excessiva destes micronutrientes pode desencadear um desequilíbrio ácido-alcalino que prejudica a habilidade do seu corpo de remover toxinas, o que por sua vez provoca indisposição, fadiga e cansaço.

Apesar de todas as bebidas contarem na hora de repôr os líquidos perdidos (sim, até café!), as opções mais saudáveis são água, sucos de fruta e leite, além das bebidas isotônicas produzidas especificamente para este fim. Outra boa opção é a água de côco, uma excelente fonte de eletrólitos e mais natural que os isotônicos.

Uma das praticantes e professoras de Bikram Yoga mais experientes e inspiradoras do mundo, Emmy Cleaves (na foto abaixo), sempre diz que se a Bikram Yoga não tiver nenhum outro efeito vai pelo menos te forçar a tomar muita água! Com mais de 80 anos de idade e tendo praticado 40 anos de Bikram Yoga, Emmy é prova viva dos benefícios deste hábito em longo prazo.

A ingestão de água é basicamente uma forma fantástica de se desintoxicar e algo que, como todo o resto da sua prática de yoga, tem um impacto profundo em sua vida diária.
Picture
Emmy pratica Bikram há 40 anos e é prova dos benefícios de se tomar muita água.
Seguem algumas recomendações para otimizar a ingestão de água para a prática de Hot Yoga:

Apesar de aconselharmos os alunos a ter uma garrafa de água na aula, a última coisa que você precisa ao praticar as posturas é a sensação desagradável da água balançando de um lado para o outro dentro da barriga.

Portanto, tome pequenos goles em vez de engolfar muita água de uma vez.

Não deixe a sede te tirar de uma postura ou ser uma distração para você ou outras pessoas durante a aula.

Se você praticar uma aula à tarde ou à noite, tome bastante água durante o dia.

Se você praticar uma aula pela manhã, tome mais água na noite anterior.

E começar o dia com um copo de água morna com um pouco de limão é uma ótima forma de acordar o sistema digestivo e o metabolismo! É uma ótima prática para se adotar mesmo quando não se for praticar de manhã.

Quando você se acostumar com o calor e ficar mais experiente, você também pode trazer um pouco mais de disciplina para o hábito de tomar água durante a aula.

Primeiramente, tente se limitar a um gole entre as posturas e depois, a um gole entre as séries. Note se a ação de recorrer à garrafa d’água não virou uma muleta para encurtar posturas de que você não gosta. Tente se privar daquele gole d’água sempre no mesmo ponto da aula.

Independentemente de quanta água você beber durante a aula (não sinta vergonha de tomar MUITA água no início, pois é normal!), o que importa é beber com consciência!

E venha suar com a gente!