Hoje é noite de lua cheia E eclipse lunar! Acredita-se que as qualidades emocionais e instintivas opostas do sol e da lua atingem o ápice em um eclipse lunar. Eclipses são considerados portais que nos levam a diferentes caminhos energéticos e têm o poder de transformar e mudar a direção e o fluxo de nossa vida.

O último eclipse foi em setembro de 2016 e segundo a astrologia, o eclipse de hoje vai colocar um fim na energia que esteve ativa de lá para cá. Com um fim vem um novo início, que ocorre no fim do mês com o eclipse da lua nova.

Mesmo para quem não acredita em astrologia, é fato que o sol e a lua exercem um poder gravitacional na terra. Suas posições relativas distintas criam experiências energéticas diferentes, que podem ser observadas mais facilmente em elementos líquidos, como oceanos, mas também nos ventos.

Estas experiências energéticas podem ser comparadas ao nosso fluxo respiratório. A energia da lua cheia corresponde ao final da inspiração, quando a força do prana vayu (fluxo respiratório ligado a recepção de energia) está no seu nível mais alto. Inspire fundo, segure o ar e sinta a energia no seu corpo. É uma força de expansão, direcionada para cima, para o céu, que nos deixa mais energizados e emotivos, porém pouco (ou nada) aterrados e centrados. Durante a lua cheia estamos mais “cabeça-dura” e obstinados.

Por isso pode ser que durante a lua cheia você perca o equilíbrio mais facilmente nas posturas que exigem esta qualidade. Pode ser uma boa ideia dar ênfase a posturas que te tragam mais perto da terra, que te acalmem e resfriem, como as posturas da Yin Yoga, por exemplo.

A energia da lua nova corresponde ao fim da expiração, quando a força de apana vayu (fluxo respiratório ligado à eliminação de substâncias tóxicas) está em seu nível máximo. Expire completamente, sentindo sua energia sair com a respiração. Apana é uma força de contração, para baixo, para a terra, que nos deixa mais calmos e centrados, porém desestimulados para esforço físico.

Tente observar as fases da lua e seu comportamento no tapetinho de yoga e fora dele daqui para a frente. Yoga é esta sintonia, não apenas de seu corpo, mente e espírito, mas também de você com a natureza.