Na edição de julho da revista Bons Fluidos a nossa querida instrutora Juliana Chohfi demonstra parte da Postura do Gafanhoto (Salabasana), em uma de suas várias versões. Esta é a versão que fazemos nas aulas de Bikram, que traz incríveis benefícios:
– fortalece a parte inferior da coluna e os músculos da parte superior das costas e do abdômen.
– Tonifica glúteos, coxas e os músculos da panturrilha. – Fortalece e solta o quadril.
– A terceira parte da postura (em que erguemos as duas pernas unidas) traz a coluna vertebral para uma linha reta, além de fortalecer a coluna, os braços, a parte superior das costas e os ombros.
– A pressão do corpo sobre os braços propicia uma massagem das articulações do cotovelo e do punho, ótimo contra bursite e tendinite

Seguem algumas dicas valiosas para aproveitar melhor a Salabasana da aula de Bikram:

– Quando começamos a praticar esta postura, pode ser muito doloroso para os cotovelos trazê-los embaixo do tronco. Caso você não consiga deixá-los abaixo do corpo inicialmente, traga seus braços totalmente para fora, ao lado do tronco, pois o mais importante é deixar os braços retos, com os cotovelos “travados” do que colocá-los embaixo do corpo. Aos poucos, vá tentando trazer os cotovelos mais perto da cintura e embaixo dela e depois acompanhe com as mãos.

– Quando levantar a perna (primeiramente a direita), tente formar um ângulo de 45º com o chão e NÃO ajude com sua perna esquerda. Mantenha o quadril direito pesado no seu braço, não o levante. Quando começamos a praticar esta postura, o movimento do quadril e da perna ocorre como uma peça só – e realmente fica mais fácil levantar a perna desta forma, mas estamos tentando mudar isso para receber mais benefícios terapêuticos.

– O dedão do pé deve aparecer acima do centro da sua cabeça no espelho, não para o lado. Estique a perna para longe de você, mantenha todos os músculos da perna acionado, o joelho travado e o músculo da coxa contraído.

– Antes de levantar as duas pernas unidas reposicione os braços, mais perto um do outro ou mais para baixo em direção a seus joelhos. Ao levantas as pernas, mantenha-as travadas e aperte uma contra a outra. Empurre com seus braços. Tente manter seus ombros no chão. Mantenha o olhar no mat, com o pescoço longo.

– A altura das pernas não é tão importante como aplicar a técnica correta, portanto privilegie sempre os joelhos travados. Não os dobre apenas para erguer mais as pernas. A dica é nunca levantar as pernas com os joelhos dobrados. Mesmo que as pernas saiam apenas 1 mm do chão, faça-o com os joelhos travados.